quarta-feira, 31 de março de 2010

BBB e a Sociedade do Espetáculo

Se é uma coisa que nunca gostei é desse malfadado programa de televisão que finalmente chega ao fim em mais uma torturante sessão de cenas ultrajantes e comédia besteirol. Esse BBB que já encontra-se na 10ª edição e pelo visto terão ainda mais umas cinquenta pela frente para a minha desgraça. Como algo tão ridículo e imbecializante pode fazer tanto sucesso junto ao público??

Bem...à esta questão, nada melhor do que recorrer a um dos grandes escritores que escreveu uma obra sem par na história chamada "A Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord. Diz ele que:

"A alienação do espectador em proveito do objeto contemplado (que é o resultado da sua própria atividade inconsciente) exprime-se assim: quanto mais ele contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos ele compreende a sua própria existência e o seu próprio desejo. A exterioridade do espetáculo em relação ao homem que age aparece nisto, os seus próprios gestos já não são seus, mas de um outro que lhos apresenta. Eis porque o espectador não se sente em casa em parte alguma, porque o espetáculo está em toda a parte." Ele ainda complementa que "O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediatizada por imagens."

Trocando em miúdos: as pessoas que assistem à programas como BBB vivem uma falsa realidade, passando a acreditar no que vêem de forma passiva, sem crítica, nada, vivendo a vida do Di César, do Fulano e do Beltrano, sem se importar com a sua própria.O mais legal é que a massa acha que de fato pode influenciar em alguma coisa...esse é um jogo de cartas marcadas. A mídia tem um poder absurdo de manipular tudo o que ela quer, na hora em que ela bem entender.E as pessoas se deixam levar pelo que sai de dentro daquela caixinha luminosa...que seu voto possa destinar quem elas querem que permaneçam ou quem vai ganhar a bolada no final do jogo. Quaquaquaqua!!! Bando de patos alienados...acordem!!! Eles querem que vocês pensem que estão no comando, mas na verdade eles estão no comando desde o início...o Dourado já sabia que ia ganhar isso desde quando aceitou a fazer parte de novo desse embrólio.Vão ler Debord para entender o que se passa perante os olhos de vocês. Mais leitura e menos televisão.

Infelizmente esse "espetáculo" está em todas as partes. Não dá para fugir dele, mas pelo menos eu posso tomar consciência de que a manipulação de mentes está aí para quem quiser ver e todo dia tem alguém tentando me vender a falsa ilusão de que estou no comando, quando na verdade sou apenas mais uma marionete desse teatro.