sexta-feira, 12 de março de 2010

Chuva de fim de tarde e um pouco de aula de geografia.

Hoje foi um dia bacana.
Acordei cedo, tomei meu chimas matinal como de costume e fui trabalhar mais cedo. Minha jornada excepcionalmente nas quintas será assim, por causa da minha aula à noite neste dia. Pois bem, trabalhei legal e depois fui pra Fapa. Vou dizer uma coisa: cada vez está mais caótico o trânsito de Porto Alegre, do jeito que vai, logo em breve teremos que adotar o sistema de rodízio das placas como já ocorre em SP. Nunca vi o horror que é sair às 18h e ter de se confrontar com um congestionamento terrível, do Túnel da Conceição até passando um pouco o Clínicas. Isso que estava de moto...vejam bem!!! Fora isso, a chuva do final de tarde veio dissipar o calor e molhar repentinamente e intensamente os desavisados motociclistas (isso que levei capa, estava na mochila, mas a bomba d'água que peguei nem deu tempo de qualquer reação) Fiz ainda toda uma volta para escapar do já citado tráfego da Protásio. Cheguei na Fapa em cima do laço, não sabia onde era minha sala, nem o prédio e ainda me dei o luxo de ir comprar um café no Bar do Luís. Continua o mesmo café, muito, mas muito melhor do que o da Atento (argh!, Quem toma esse,toma todos)
Uma agradável surpresa foi rever um colega das antigas, o César, e conhecer outros novos. A aula foi sobre Espaço Geográfico Africano. É impressionante como são lindas paisagens africanas.Desde o Deserto do Sahara e suas dunas arenosas, as ergs, e as dunas pedregosas, as hamadas, passando pelo Deserto de Kalahari,um deserto diferente do clássico Sahara, de areias mais avermelhas e algumas chuvas mal distribuídas em seu vasto território, formando uma vegetação rasteira e esparsa. Ocupa principalmente Botsuana e Namíbia. Aliás, em Botsuana forma-se o Delta de um rio serpentiante chamado Okavango, com uma enorme biodiversidade, desde elefantes, antílopes até leões nadadores.
Fora isso existem as Florestas do Zaire, muito parecidas com a nossa Mata Atlântica, as florestas equatoriais do Gabão e Camarões, próximas à nossa Amazônia, até chegar nas clássicas savanas, parecida com nosso cerrado do centro oeste brasileiro e o famoso Sahel, limite entre as savanas e o Sahara. Aliás, Brasil e África que já foram um só, há muitos milhões de anos e que foram vítimas da "dança dos continentes" do qual ocorreu a separação das duas regiões. Cidade do Cabo é idêntica ao Rio de Janeiro...taí um lugar legal de passar as próximas férias :)

domingo, 7 de março de 2010

O álcool e o nascer do dia...

Um pouco tonta por causa do efeito etílico...ahhh!!! Nessas horas lembro-me de Charles Baudelaire e seu poema do haxixe...nesse texto ele exalta as virtudes e efeitos do álcool, dizendo que este deixa as pessoas mais sociáveis e felizes, ao contrário do haxixe, que tornam as pessoas presas à prazeres pessoais e egoístas...nas próprias palavras do mestre: "O vinho torna o homem bom e sociável, o haxixe é isolante, . Um por assim dizer é laborioso, outro essencialmente preguiçoso".Por isso,viva o álcool!!! Sempre!!! Mas ahhh!!
Bom...voltando de mais umas das minhas andanças noturnas,obviamente acompanhada de comparsas fiéis...mais uma vêz preciso enfatizar a importância de ver um nascer de uma dia... o nascer do sol, o pôr-do-sol,...the sunrise, the sunset, me lembra uma bela canção do Iron...ainda não nasceu um novo dia, mas está prestes a nascer de novo, como ocorrem todos os dias, há milênios...algo tão simples e ao mesmo tempo tão grandioso...se é uma coisa que adoro é ver o dia despontar na sua inocência,a escuridão da noite ir clareando aos poucos e ver crescer o dia e brilhar o sol, luz, claridade...até esses serem novamente engolidos pela escuridão ao cair da tarde...e é assim desde que o mundo existe,até o fim dos tempos. (escrito às 6h da manhã, mas postado somente agora, os efeitos etílicos me fizerem esquecer de postar o texto, ainda bem que tinha salvo no bloco de notas) ; P